terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Poluíção do ar












A poluição do ar é caracterizada por gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar.
Os veículos, as chaminés das fábricas, as fogueiras estão frequentemente a lançar no ar grandes quantidades de substâncias prejudiciais à saúde.
Nos grandes centros industriais tornam-se frequentes os dias em que a poluição atinge níveis muito altos.

Os escapes dos veículos motorizados emitem gases como o monóxido e o dióxido de carbono, o óxido de nitrogénio, o dióxido de enxofre e os hidrocarbonetos.
As fábricas de papel e cimento, indústrias químicas, siderúrgicas emitem óxidos sulfúricos, óxidos de nitrogénio, enxofre, partículas metálicas (chumbo e zinco) e substâncias usadas nos insecticidas.
Produtos como os aerossóis, espumas, alguns extintores de incêndio, materiais de construção, entre vários outros liberam clorofluorcarbono.
Todas estas causas de poluição são resultado das actividades humanas.

Os efeitos:
O uso de poluentes tem provocado danos à saúde, como problemas respiratórios, alergias, no sistema nervoso ou em órgãos vitais. Esses distúrbios agravam-se com os ventos e no Inverno com o fenómeno da inversão térmica. Morreram cerca de 4.000 pessoas em Londres no ano de 1952 vitimas desse fenómeno.
Os danos não se reduzem à espécie humana. A natureza é atingida.
Medidas a tomar para evitar a poluição:
 Vistoria nos veículos para retirar da circulação;



 Incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa pelo menos dois dias, e a utilizarem mais os transportes colectivos;
 Melhoria e segurança no sistema de transporte colectivo;
 Conservar e proteger os parques naturais;
 Incentivo à população para plantar árvores;

Haverá muitas medidas a tomar.
Vamos prevenir-nos para fazer com que a poluição não nos atinja.

Fontes:

http://ramirofrancisco.vilabol.uol.com.br/pag1%20.html http://www.ecolmeia.com/ar/imagensar.htm

Trabalho elaborado por:
Ana Moreira nº7 6ºI
VÍtor Teixeira n º28 6ºI

Flamingo


Nome científico: Phoenicopterus ruber.

Origem: O flamingo pode ser observado em vários locais do Centro e Sul de Portugal, do Sul da Europa e do Norte de África, e em alguns territórios no Oriente.
Negrito
Características: O flamingo é uma ave pernalta e corpulenta de bico poderoso e beleza inconfundível, as suas grandes patas são de cor rosácea, as suas penas podem ser brancas ou cor-de-rosa, e podem, por vezes, atingir uma coloração quase laranja.

Alimentação: O flamingo alimenta-se de pequenos crustáceos, peixes e bivalves, razão pela qual procura zonas onde a água tem pouca profundidade. (zonas de lama ou sapais)

Reprodução: As fêmeas fazem ninhos altos onde depositam dois ovos, que vão demorar cerca de 30 dias a eclodir.

Tamanho/peso: Os flamingos podem atingir os 1,3 m de altura e pesar cerca de 12 kg.

Curiosidade:
· Para poder observar estes animais, nunca deve aproximar-se muito, já que ao mínimo ruído começarão a correr, para ganhar velocidade, voando depois para zonas onde se sintam seguras.
· Os flamingos são aves migradoras.



Trabalho elaborado por: Cláudia Sousa nº14
Teresa Ferreira nº27

Fonte: http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=146

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Aquecimento Global

O aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos.
Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é causa do efeito estufa.
A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.

O mundo está doente, não o piores!!!

Fontes: www.malhatlantica.pt/cnaturais/aquecimento_global.htm

Américo e Carlos Manuel
Turma: 6º I

terça-feira, 18 de novembro de 2008

The 11th Hour Trailer

THE 11th HOUR

Como sabes o nosso planeta está a passar uma fase difícil!...
Há cada vez mais animais em vias de extinção, o aquecimento global é notório: sucedem-se tornados, cheias, secas, furacões, sismos e incêndios. Por isso a poluição é um problema de todos, não só do ambiente.
A espécie humana desenvolve tecnologias e mais tecnologias numa procura constante de melhores condições de vida, de trabalho, mas que causam estragos ambientais.

Imaginemos então que a história da Terra se concentra em 24 horas:
- Se a Terra se formasse às 0h00, as primeiras evidências de vida iriam aparecer às 5h15 no mar.
-Às 21h30, o mar estaria coberto de vida. Só a partir desse momento é que a vida terrestre começaria.
-Às 23h00 apareceriam os dinossauros, que iriam extinguir-se às 23h42.
-Apenas 1 minuto antes da meia-noite apareceriam os primeiros antepassados da espécie humana. Por último, 1,7segundos antes das 24h00,aparecia a nossa espécie.


Como vês, a nossa espécie (Homo sapiens) surgiu há apenas 100 mil anos.
Mas já estragámos tantas maravilhas da natureza!
No entanto, ainda vamos a tempo de salvar o planeta e a nossa espécie: não podemos esquecer que a destruição ecológica do planeta leva à destruição das condições de vida essenciais ao ser humano.


The 11th Hour

Este filme fala sobre todos os problemas que referimos.
Se quiseres saber mais, vê o filme! Aconselha-o a mais pessoas porque juntos podemos contribuir para a preservação da nossa espécie e da vida no planeta Terra!


Um conselho de:
Ana Madureira nº6
Marta Moreira nº23
Fontes :
«Ecologia», Enciclopédia do Estudante, Santillana Constância

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Lama


Nome científico: Lama glama

Habitat: O habitat dos lamas fica na América do Sul, nos Andes, no Chile, na Bolívia, no Peru e na Argentina.

Alimentação: Os lamas são herbívoros, sendo a sua alimentação constituída por plantas de vegetação de montanha.

Tamanho/Peso: Os lamas, dependendo da zona onde habitam, podem ter até 1,60 m de altura, e podem pesar cerca de 150 kg.

Reprodução e maturidade sexual: Os lamas, machos e fêmeas, atingem a maturidade sexual entre os 2 e os 3 anos. O tempo de gestação das fêmeas dura em média 11 meses, e dão à luz, regra geral, uma cria.Longevidade: Os lamas podem viver até aos 20 anos de idade.

Estado de conservação: Já não existem lamas a viver em estado selvagem há muito tempo. Os povos indígenas domesticaram estes animais para transporte de carga, dada a sua capacidade de subir às montanhas mais altas, e ainda hoje são muito utilizados. A carne, o leite e a pele de lama continuam a ter muito interesse como produtos de consumo. Actualmente, existe exploração comercial de lamas na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália.

Curiosidade: Os lamas ganharam má fama como animais mal dispostos devido ao seu hábito de cuspir nos outros animais, principalmente nos humanos.

Trabalho elaborado por: Cláudia Sousa, nº 14
Teresa Ferreira, nº 27

Fonte: http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=265

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Aligátor Americano

O habitat do Aligátor americano é em lagos de água doce, rios e pântanos onde os Verões são quentes, os Invernos são amenos e sem geada.
O seu habitat está a decrescer por causa das paragens de fornecimento de água, pela população que ocupa casas no seu habitat, a poluição do ar e também da água.
Os olhos do Aligátor estão no topo da cabeça para observar melhor a presa enquanto o corpo está todo debaixo de água. Quando submerso, os olhos e as narinas são cobertos por membranas protectoras. Para nadar mais rápido ele usa as membranas natatórias. A espécie é ovípara. A fêmea faz um ninho de lama e lá deposita de 20 a 60 ovos. Os acasalamentos ocorrem no fim do Verão ou no princípio do Outono. Os machos atraem as fêmeas com o vibrar da água pelo dorso.

Emanuel Fernando Silva Moreira nº17 5ºI
Emanuel José Cardoso Moreira nº18 5ºI

O MANATIM


O manatim habita nas águas pouco profundas dos mares tropicais do oceano Atlântico. É um mamífero que se alimenta á base de vegetais, pode consumir por dia 16kg de plantas. Os seus membros são em forma de barbatanas pois este é um ser aquático.
O derramamento de pesticidas (através das águas das chuvas) e o facto de as fêmeas só terem uma cria de três em três anos coloca esta espécie em vias de extinção.
A gestação dura cerca de um ano, depois de nascer amamenta-se de leite até 2 anos. Os adultos medem mais ou menos cerca de 3m e podem chegar a 400kg.

FORA DE CENA: MANATIM

Trabalho elaborado por:
Eduardo Castro-Nº16

Carlos Rodrigues-Nº11

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Ornitorrinco

Tem bico de pato, o corpo está coberto de pêlo, cauda achatada, nada como um peixe e tem as patas com membranas nos dedos
O Ornitorrinco, para se mover na água possui quatro grandes patas que funcionam como barbatanas. O seu rabo é longo e achatado como os dos castores (mede cerca de 15 centímetros). O Ornitorrinco é um excelente nadador e consegue ficar de água durante 5 minutos e no meio terrestre ele marcha através das quatro patas!
O Ornitorrinco é carnívoro e alimenta-se de insectos e crustáceos de água doce, girinos e alguns peixinhos.
A sua reprodução não ocorre até o Ornitorrinco ter 2 anos de idade, pois o macho é incapaz de produzir o esperma até essa altura e a fêmea não está receptiva em todas as estações. Para que a reprodução possa correr, os órgãos reprodutores da fêmea e os do macho terão de aumentar o tamanho.
Alcançam o seu tamanho máximo entre Julho e Agosto, altura em que a cópula ocorre.
È portanto um animal ovíparo e mamífero.
A fêmea põe um a três ovos e o tempo de incubação dura aproximadamente 10 a 12 dias.Os jovens alimentam-se de leite materno durante 3 a 4 meses. Quando nasce mede aproximadamente 18mm.

O Ornitorrinco é um animal muito, raro e estranho, que só existe na Austrália e na Nova Zelândia em rios de água doce e pode estar dentro e fora de água.
O Ornitorrinco sobrevive no meio terrestre e também no meio aquático e consegue estar cerca de 5 minutos de baixo de água.
Curiosidades
O Ornitorrinco é um dos poucos mamíferos que põem ovos e tem bico.
Quando nascem tem um dente para partirem o ovo pois são ovíparos. Há cientistas que dizem que o ornitorrinco é um «fóssil vivo» e que teve origem há 150 milhões de anos «perto da altura da extinção dos dinossauros».

TRABALHO elaborado por:

CARLOS ALBERTO MOREIRA PINTO N:10
RITA DANIELA DA ROCHA SOARES N: 25

A Preguiça

As preguiças são uma espécie de «macaco». O seu nome é devido a serem muito calmas e moverem-se muito devagar.
Normalmente vivem em cima das árvores onde não são incomodadas.Lá existe todo o alimento que necessitam sem se terem que mover.
As preguiças são muito fortes a ponto de conseguirem ficar dias penduradas pelos braços.
Algumas conseguem ficar penduradas mesmo enquanto dormem um sono profundo.
Às vezes as preguiças para andarem 1 metro (mais ou menos 3 passos) demoram 1 dia.


Fontes:
http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=Animais&ID=35

Trabalho elaborado por:
Marta Moreira nº22
Ana Moreira nº6

Papagaio-Verdadeiro

Classificação científica
Reino: Animalia
Classe: Aves
Filo: Cordados
Ordem: Psitaciformes
Família: Psittacidae
Género: Amazona
Espácie: A. aestiva

O Papagaio – Verdadeiro pode ser encontrado em matas húmidas ou secas e à beira de rios na Bolívia, no Paraguai e no Norte da Argentina.
Possui cerca de 35 cm de comprimento e 400 g de peso. Alimenta-se de frutos, legumes, grão de aveia, milho verde, arroz, girassol e trigo.
Apresenta cabeça amarela e a base da cauda em tons de vermelho. A cor da íris dos machos (adultos) é amarelo – laranja e das fêmeas (adultas) vermelho – laranja (destacando-se um fino anel externo vermelho). Nas crias a íris é de cor castanha uniforme. Nos machos adultos a cor do bico é preta.
Esta espécie é muito procurada no comércio ilegal, pela fama de aprender facilmente a pronunciar palavras, imitar músicas, outros sons e também pelo facto de ser uma das espécies mais belas e inteligentes do mundo.

Fontes:
http://www.fzb.rs.gov.br/novidades/images/bichomespaverd.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papagaio-verdadeiro
http://www.brasilescola.com/animais/papagaio-verdadeiro.htm

Trabalho elaborado por:
Emanuel José Cardoso Moreira, Nº18 - 5ºI
Emanuel Fernando Silva Moreira, Nº17 - 5ºI

quarta-feira, 28 de maio de 2008

O Tigre Malaio


O tigre malaio ou de Malaca foi encontrado em 2004 e era uma subespécie distinta. O Tigre Malaio é uma subespécie de tigres encontrada só em algumas áreas da península de Malaca, na Malásia e Tailândia. Até 2004 as populações eram tidas como parte da subespécie indochinesa.


Apesar das fortes semelhanças anatómicas os tigres da Indochina e os tigres da Malaca possuem uma diferença genética. O isolamento entre ambas as populações seria, muito recente e inclusive podia estar influenciada no istmo de Ira. Dizem que existe entre 600 a 800 tigres malaios em liberdade, uma quantidade típica de um animal em perigo de extinção.

Esta subespécie é uma das subespécies mais abundantes juntamente com o tigre da Indochina e o tigre da Bengala.



Trabalho Elaborado por:
Ana Ribeiro nº4
Rute Isabel nº26

Golfinho

Existem várias espécies de golfinhos. Algumas espécies têm o seu habitat em água salgada perto da costa, outras em mar aberto, principalmente nos oceanos e as restantes em água doce, rios, lagos, ou no encontro da água doce com a salgada.
Os golfinhos são caçadores que se alimentam de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos (animais invertebrado, protegidos por uma concha) e camarões. Muitos dos golfinhos caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes.
Nos mamíferos aquáticos, como os golfinhos, há sobre a sua pele uma espessa reserva de gordura que evita a perda de calor pois habitam em águas frias, pode também
ajudá-los a boiar e a nadar.
A locomoção dos golfinhos é a natação. Eles nadam ondulando o corpo para cima e para baixo. Tem forma hidrodinâmica e membros transformados em barbatanas.
Sendo os golfinhos, animais que vivem apenas no meio aquático possuem um processo reprodutor muito original. O ritual de cortejo dura várias horas, mas a cópula é bastante rápida. A sua gestação é de 10 a 12 meses e nasce apenas uma cria que é amamentada mais ou menos durante 7 meses.
A sua adaptação ao meio sempre foi muito perfeita, tão perfeita que chegam a ser considerados peixes durante muito tempo.

Curiosidades
Os golfinhos são nadadores únicos, chegam a saltar até 5 metros acima de água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades.
Podem também viver de 25 a30 anos e dão à luz uma cria de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.

FONTES DE PESQUISA

Enciclopédia pedagógica universal ( O reino animal Os vertebrados ).
www.google.com(golfinho wikipedia)
www.sapo.com(golfinho wikipedia)
www.wikipedia.pt.


Trabalho elaborado por:
RITA DANIELA DA ROCHA SOARES N:25 TURMA:I ANO:5 e por
CARLOS ALBERTO MOREIRA PINTO N: 10 TURMA: I ANO:5

O Panda-gigante


Classificação:
O Panda é também conhecido por Urso – Panda ou Panda – Gigante. É um mamífero da ordem Carnívora, família Ursidae e nativo da China central.

Reprodução:
A reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem pela fêmea fértil. A gestação é em média de 135 dias. Normalmente nascem um ou dois filhos. Devido à natureza frágil e delicada dos ursos, a Mãe – Panda opta por criar um único filho. O filho rejeitado é abandonado à morte. O desmame dá-se com um ano de idade, mas o Panda já é capaz de ingerir os filhos em pequenas quantidades desde os seis meses. A expectativa de vida de um Panda é de 12 anos. Em 2005, uma ursa panda chinesa, comemorou 25 anos de idade, que se comparam a 100 anos humanos. No mesmo ano, o Panda criado em cativeiro mais velho do mundo, uma fêmea, morreu com 36 anos, equivalentes a 108 anos humanos, no jardim zoológico da cidade de Guilin.

Hábitos:
Os pandas são animais normalmente solitários. São mais activos durante o pôr e o nascer do sol. Passam o restante do tempo dormindo em bosques de bambu. Seu território é marcado com uma combinação de odores da glândula anal, urina e marcas com as garras. Evitam conflitos não usando áreas compartilhadas do território durante o mesmo período.
Como os animais subtropicais, os pandas não hibernam.

Trabalho elaborado por: Bruno Ferreira e Pedro Machado - 5ºI

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Perdiz vemelha


Dados:
Nome comum: perdiz-vermelha
Nome científico: Alectoris rufa
Outras designações: perdiz-comum
Peso: 700 g.
Comprimento: 34 cm

Introdução:
A Perdiz Vermelha é um animal que tem sofrido um declínio acentuado.
Este animal tem-se extinguido, por causa do seu território, que tem diminuído muito rapidamente por causa da extensão agrícola e também pela caça cada vez mais abundante.
A perdiz no fim do Inverno é avistada em grandes bandos mas que na época de reprodução são desfeitos.
O acasalamento destas aves ocorre geralmente entre Fevereiro e Março. Esta ave pode ter entre 5 a 4 crias.
Esta ave é carnívora e granívora pois alimenta-se de formigas ,aranhas, rebento, sementes bravias, etc...



Fontes: http://www.naturlink.pt/
http://www.confagri.pt/
http://cctrespovos.no.sapo.pt/


Trabalho elaborado por. Ana Almeida e Pedro Pereira - 5ºI

Ouriço - cacheiro

O ouriço – cacheiro é o maior insectívoro dos nossos animais. O comprimento do seu corpo é entre 18 e 20 cm e costumam ter 700g.O seu corpo é feito de espinhos longos e aguçados. O ouriço-cacheiro tem uma cauda pequena , as orelhas também . Para se defender expõe os espinhos como arma de defesa. Ele hiberna entre Novembro e Março.
O ouriço – cacheiro normalmente entra em actividade durante a noite.
Alimenta-se mais de animais invertebrados, como por exemplo escaravelhos, mas em alguns casos alimentam –se de ovos e pequenos vertebrados. Consome cerca de 70g por dia .É de Abril a Agosto que é dada a reprodução destes animais que têm a gestação de 12 a 13 meses.
Este animal vive em média 3 anos . Normalmente morre durante a hibernação e a predação por parte de animais que os comem . Também morrem sendo atropelados na estrada.

Diogo Silva nº15 e Vítor Teixeira nº28

quarta-feira, 7 de maio de 2008

A Orca


A orca ou baleia assassina é um animal muito grande chegando aos 9m e meio! A orca não é de facto uma baleia, mas sim um golfinho. Alimenta-se de diferentes animais marinhos. Em conjunto podem matar uma grande baleia. A orca fêmea só tem uma cria de cinco anos em cinco anos. A cria pode nascer em qualquer altura do ano mas nasce normalmente no Inverno. A orca é um animal que se distribui por muitos oceanos, sendo assim um dos animais de maior distribuição geográfica. As suas águas preferidas são as águas frias das regiões temperadas e das regiões polares. A orca é ameaçada pelos derrames de petróleo e também pela caça.



FONTES: Wikipédia, a enciclopédia livre
Elaborado por:
Eduardo Castro, nº16
Carlos Rodrigues, nº11

PRIOLO


CLASSIFICAÇÃO CIÊNTIFICA

Espécie: P.Murino
Género:Pyrrhula
Classe: Aves
Ordem: Passeriforme
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Família: Fringillidae

PRIOLO
O priolo é uma ave em perigo crítico na ilha de S. Miguel, Açores.

DESCRIÇÃO
O priolo há pouco tempo era considerada uma espécie de Dom-Fafe, mas foram separados como duas espécies distintas em 1993.Esta ave pode atingir um comprimento de 17 cm.

DOM-FAFE
PRIOLO
O dom-fafe é uma ave pequena passeriforme da família dos Fringillidae.
Reproduz-se em toda a Europa e na zona temperada da Ásia. Muitas aves do norte migram para o sul durante o Inverno.
O dom-fafe prefere um habitat no bosque com coníferas, sendo vistos em parques e em jardins.
Eles põem 4 a 7 ovos em arbustos ou árvores.
O seu alimento é sementes e rebentos de árvores de fruto, o que os torna particularmente nocivos em pomares.

PROTEGE-O!
ESTÁ EM VIA DE EXTINÇÃO!!!

Fontes:
Priolo

Elaborado por:
Ana Paula Ferreira Madureira nº 5 - 5ºI
Ana Catarina Lourenço Rodrigues nº2 - 5ºI

Diabo-da-tasmânia



O diabo-da-tasmânia é um mamífero marsupial que vive na ilha da Tasmânia em toda a parte, preferindo as florestas. Também já habitou na Austrália.
O diabo-da-tasmânia é revestido de pele com pêlos negros na maior parte tendo também uma pequena parte de cor branca.
O regime alimentar do diabo-da-tasmâsnia é de animais mortos ou seja este é um animal necrófago, embora também possa caçar.
Na época de reprodução a gestação dura 21 dias, e a fêmea dá á luz 3 a 4 filhos.
Curiosidades
O nome científico do diabo-da-tasmâsnia é Sarcophilus harrisii.
Este animal pode ter entre 7 a 9 anos de vida.

Fontes
1- www.saudeanimal.com.br
2- http://pt.wikipedia.org
3- http://bontobewild.no.sapo.pt

Este trabalho foi realizado por:

Ana Catarina Da Silva Rocha Nº1

Bruna Patrícia Dos Santos Pacheco Nº8

Koala

Nome popular: Koala
Nome Científico: Phascolarctos cinerus
Distribuição geográfica: Sudeste e Nordeste da Austrália
Habitat natural: Eucaliptais
Tamanho: O comprimento pode variar entre 60 cm até 80 cm.
Peso: Pode variar entre 7 kg até 12 kg.
Período de gestação: 35 dias.
Número de crias: 1
Tempo médio de vida: 17 anos


O Koala é um marsupial australiano que se alimenta de folhas de determinadas variedades de eucaliptos. Absorve das folhas a água que necessita (só bebe água quando está doente ou quando está muito calor).
As fêmeas são bastante cuidadosas com os seus filhotes. As fêmeas cuidam das suas crias, quando as suas crias se portam mal, a sua mãe mete-os nos seus joelhos e das umas palmadas no traseiro.
Estes marsupiais encontram-se num processo de extinção que se iniciou com a colonização inglesa na Austrália onde surgiu o culto de matar Koalas para usar a sua pele. Hoje, a caça não é o maior risco enfrentado pelos Koalas que são mortos por queimadas nas florestas e por falta de árvores que são cortadas pelos lenhadores. Ao perder a sua casa e alimento, os Koalas acabam por se moverem para as cidades, onde são mortos, atropelados em estradas ou por cães.


Trabalho elaborado por: Leandro Pinto e Bruno Ferreira

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Joaninha


A joaninha é um nome muito popular de um insecto. Possuem um corpo semiesférico, cabeça pequena, patas curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, que estão protegidas por uma carapaça quitinosa.
Há cerca de 4500 espécies dentro deste grupo, que estão distribuídas por 350 géneros, que são distinguidos pelos seus padrões: as suas cores e as pintas da sua carapaça.

As joaninhas são predadoras no mundo dos insectos.
Uma vez que a maioria das presas da joaninha causam grandes estragos ás colheitas elas são muito úteis e benéficas para os agricultores.


Fonte de pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaninha

Trabalho realizado por:
Ana Ribeiro nº 4
Rute Silva nº 26

Dia da Terra - 22 de Abril




Comemorou-se ontem, dia 22 de Abril, o Dia da Terra.
Não podemos deixar passar este dia em branco !
Aqui ficam as nossas mensagens,os nossos desejos e conselhos.

A turma 5ºI
A Terra é essencial à Vida pois é nela que todos os seres vivos habitam.
Devemos preservar a Terra.
Ana Almeida nº3
A Terra está nas nossas mãos.
Vamos tratar bem dela!
Marta Moreira nº22

Temos de aprender a preservar o nosso planeta!
Ana Moreira nº6

A Terra é muito bonita, mas tem de ser cuidada!
Leandro Pinto nº21

Nós temos que cuidar da Terra para sobrevivermos e ter um ambiente melhor e mais saudável!

André Santos nº7
Por um mundo melhor ,a tua ajuda é fundamental.
Eduardo Castro nº16

Nós os alunos do 5ºI estamos a tratar o planeta, se nos quiseres ajudar junta-te a nós, a tua ajuda é fundamental.
Carlos Manuel nº11

Todos juntos vamos fazer um planeta melhor !
Ana Rodrigues nº 2

A Terra é essencial à nossa vida e dos outros seres vivos também!
Carlos Pacheco nº12

A Terra é essencial à vida, dá-nos alimentos e outras coisas que precisámos para uma vida saudável.

José Rodrigues Nº20

A Terra é muito importante. Ela deve ser preservada por todos nós.
O seu futuro está nas nossas mãos.

Pedro Pereira nº23

O Dia Mundial da Terra é um dia muito especial para as pessoas que gostam do ambiente, como eu.

Diogo Silva, nº15

O nosso planeta é muito bonito, mas para continuar bonito temos de o deixar de poluir.
Emanuel José, nº18

O Gato Doméstico

O convívio entre o homem e o gato existe desde 4 mil anos a.C. Foram encontradas pinturas funerárias de gatos caseiros das primeiras dinastias egípcias. No Egito foi encontrada uma grande variedade de múmias de gatos.

Habitat
Os gatos vivem em casas.

Forma e revestimento do corpo
O revestimento dos gatos é pêlos. Existem várias raças. São mamíferos de 4 patas.

Locomoção
Os gatos têm 2 formas de locomoção:
A marcha;
A corrida.

Regime alimentar
Os gatos são carnívoros.

Reprodução
O tipo de reprodução é sexuada.
Os gatos podem ter 2 ou mais gatinhos de uma só vez.

Curiosidades
Os gatos nos seus habitats naturais comunicam de várias formas:
-cores
-expressões faciais
-danças
-apresentação de garras, etc…

Fontes
http://www.saudeanimal.com.br/gato1.htm
www.slideshare.net/3zamar/gatos
http://www.becodosgatos.com.br/
www.mundogatos.com/images/persa-2.jpg
http://www.osgatos.com.br/

Trabalho elaborado por:
Ana Moreira nº6

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Tartaruga-de-couro

Nome científico: Dermochelys coriacea
Habitat: As tartarugas-de-couro podem ser encontradas nos oceanos do mundo inteiro: nas margens do círculo Árctico, nas águas do Pacífico, ao redor da Nova Zelândia…
Migração: Todos os anos estas tartarugas viajam centenas de quilómetros, em busca de comida.
Reprodução: As fêmeas vão para o litoral a cada 3/4 anos, para colocar seus ovos e podem desovar até dez vezes numa temporada.
Tamanho: Em média 1,7m.
Peso: Até 700kg.
Dieta: Principalmente medusas.
Reprodução: Ovíparos, colocando 70/110 ovos.
Perigo de extinção: As tartarugas-de-couro existem há mais de 60 milhões de anos. Mas os números da sua espécie estão a ser reduzidos, devido à colheita dos seus ovos e à destruição dos seus ninhos. Muitas das tartarugas afogam-se quando são capturados nas redes de pesca e outras nunca vivem o suficiente para se reproduzir.
Curiosidades: As tartarugas-de-couro são as maiores tartarugas do oceano e também umas das mais antigas. São assim chamadas devido às suas conchas flexíveis e diferenciadas, pois não possuem placas ósseas como outras espécies de tartarugas. A maior tartaruga-de-couro encontrada era um macho que pesava 916kg.


Trabalho elaborado por: Cláudia Sousa e Teresa Ferreira

Os elefantes asiáticos

Estado de conservação

Existe pouco mais de 43.000 destes animais a viver em liberdade por toda a Ásia e em cativeiro cerca de 15000.
Desde o início de séc. XX, as populações diminuíram na ordem de 90%. As causas da morte dos elefantes são os caçadores furtivos, as armadilhas e ainda o envenenamento.

Reprodução

Os elefantes asiática atinge a maturidade sexual por volta dos 14 anos.O tempo de gestação varia entre os 18 e os 22 meses (nasce apenas uma cria).


Tamanho

Os elefantes adultos podem ter um comprimento de 5,50 m e uma altura de 3,10 m, o peso pode ser quase 5000 kg.


Alimentação

Os elefantes alimentam-se normalmente de ervas e folhas de árvore. No entanto, parecem gostar muito de produtos hortículas, o que é um grave problema levando a confrontos violentos com os agricultores que vêem as suas culturas devastadas.


Fonte de pesquisa: Elefante asiático
Trabalho elaborado por André Santos e Jorge Pacheco - 5ºI

O leão

O leão tem uma juba, é muito corpulento e poderoso.
Habitat: savanas.
Alimentação: alimentam-se de gnus, zebras, búfalos e gazelas.
Reprodução: O Acasalamento, com a duração de 20 minutos, prolonga-se durante 5 dias. As fêmeas acasalam com os machos dominantes no entanto, estas podem acasalar com outros machos se este não estiver por perto. O período de gestação varia entre os 100 e os 120 dias.

Revestimento: O leão tem pêlo espesso na juba e no tufo da cauda.

Tamanho: O Leão pode atingir comprimentos da ordem dos 2 metros, sendo as fêmeas mais pequenas que estes. O seu peso varia entre os 150 e 250 kg.


Fontes de pesquisa: Animais predadores


Trabalho elaborado por: Carlos Daniel Mota Pacheco
José Maurício da Silva Rodrigues

quarta-feira, 9 de abril de 2008

URSO PARDO

O urso pardo habita nas florestas da América do Norte espalhando-se do México até ao Alasca.
A pelagem é longa, áspera, normalmente castanha e
muitas vezes grisalha (pêlos com extremidade branca).
Quando se movimenta toca totalmente com a sua planta do pé no chão sendo assim plantígrado. Alimenta-se de mariposas, larvas, frutas silvestres, pequenos roedores e também de mel. O macho só se aproxima da fêmea na época de reprodução, no Verão. Passados 188 a 266 dias depois do acasalamento as crias nascem. No Inverno entra num estado de dormência a que chamamos hibernação.


FONTES:
http://www.google.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/URSO-pardo
http://bicharada.net/animais/animais

Eduardo Castro Nº 16 5º I

Baleia Azul


O nome científico da Baleia Azul é Balaenoptera musculus.

Habitat
Podemos encontrar a Baleia Azul em todos os oceanos do planeta, embora faça migrações para fugir às águas mais quentes, pois prefere águas mais frias onde encontra mais alimento.

Alimentação
A Baleia Azul alimenta-se quase exclusivamente krill, que é um pequeno crustáceo parecido com o camarão com poucos centímetros de comprimento.

Reprodução
A gestação destes animais dura cerca de 12 meses, as crias nascem com 7 ou 8 metros e pesam mais de 2 toneladas. Não se conhece o processo de acasalamento.

Locomoção
A Baleia Azul desloca-se nadando.

Revestimento
O seu corpo é hidrodinâmico, alongado, de cor azul-acinzentada, num tom variável de indivíduo para indivíduo.

Curiosidades
- Uma Baleia Azul adulta é tão grande que o seu coração é do tamanho de uma pequena casa, e na sua artéria aorta poderia caminhar uma pessoa adulta em pé.
- Os sons que este tipo de baleia emite são medidos em 380 decibéis, são mais ruidosos que 100 motores de jacto. Pode matar uma pessoa se esta se encontrar perto dela.
-Na língua da Baleia Azul cabem 50 homens adultos.
-O filhote da Baleia Azul, assim que nasce, pesa mais que um elefante!
-É o maior ser vivo que o homem conhece que habita e/ou habitou o planeta.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Baleia-azul
http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=235
http://baleias.no.sapo.pt/balazul.html
http://www.enciclopedia.com.pt/readarticle.php?article_id=372
http://pt.wikibooks.org/wiki/Reino_Animal:_A_Baleia_Azul


Trabalho elaborado por:
Marta Moreira nº22

Estrela-do-mar



A estrela-do-mar tem simetria radiada.

As estrelas-do-mar são animais marinhos.
O seu corpo pode ser liso, granuloso ou com espinhos bem evidentes, apresentando cinco pontas ocas, chamadas braços. Tem o corpo protegido por placas calcárias o que o torna duro e rígido mas pode ser quebrado em partes se tratado rudemente. Apesar disso, o animal consegue dobrar-se e girar os braços quando passeia
A cor do corpo varia , mas é sempre brilhante.
Pode ter entre alguns centímetros e 1 metro de diâmetro. Este animal move-se através dos seus pés ambulacrários.
A estrela-do-mar é um animal ovíparo e tem 5 braços simétricos.
Tem também capacidade de regeneração. Se um dos braços é separado do corpo ele é substituído , enquanto um novo organismo completo crescerá do braço isolado.

Fontes:www.achetudoeregiao.com.br
Wikipédia

Trabalho elaborado por: Diogo Silva nº15 e Vítor Teixeira

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Burro Mirandês


É uma espécie que pertence ao gado asinino e é oriunda da região de Miranda do Douro.
Os mirandeses preocupam-se cada vez mais em proteger esta espécie pois é considerado um animal em vias de extinção.
Era utilizado pelos agricultores para trabalhos do campo.
Actualmente o burro tem sido colocado numa posição secundária no mundo rural, sendo mal tratado e abandonado.
Estima-se haver 1000 fêmeas reprodutoras e 40 machos reprodutores disponíveis para acasalamento na região de Miranda do Douro.
Uma forma de ressuscitar o papel do burro na sociedade rural é a sua aplicação a novas formas de desenvolvimento sustentável, tal como o turismo vocacionado para a conservação da natureza e do património cultural.
Trabalho redigido por Ana Almeida nº3 e Pedro Pereira nº23 5I
www.semanabio.com

quarta-feira, 12 de março de 2008

Tucano

O tucano vive nas florestas tropicais no norte e centro da América do Sul. Desloca-se por voo.
Tem forma aerodinâmica e é revestido por penas. O bico é alaranjado com uma linha negra.
Os tucanos fazem lutas com os bicos. Os ovos são postos em árvores ou em buracos abertos por outras aves.
Esta ave é omnívora e alimenta-se de vegetais, frutos, ovos de outras aves (lagartos e lagartixas). A sua alimentação é feita de dia.
O período de vida do tucano é entre 15 e 20 anos. Pode atingir os 47cm e 19cm de bico.

Emanuel José, nº18, 5ºI e Emanuel Fernando, nº17, 5ºI
Fontes:

Panda vermelho

Habitat: O panda vermelho habita as florestas montanhosas do oeste da China e as encostas do sul dos Himalaias. Ele vagueia por altitudes de até 4.000 metros, e raramente se aventura abaixo de 1.800 metros.
Aparência: A pelagem espessa do panda vermelho é castanha-avermelhada, só o abdómen é mais escuro e a cara tem manchas brancas. A sua cauda, com anéis amarelos e vermelhos, tem cerca de 50 centímetros. As suas orelhas são pontiagudas, e as suas garras são afiadas e curvas. O seu tamanho lembra o de um gato grande. Como o panda vermelho tem um polegar “extra” alguns zoólogos classificam-no numa família separada, juntamente com o panda gigante.
Alimentação: Assim como o seu primo panda gigante, o panda vermelho alimenta-se de bambu. No entanto, a sua alimentação inclui frutas, raízes, líquenes, ovos, filhotes de pássaros, insectos e pequenos roedores.
Estilo de vida: Os pandas vermelhos são activos ao final do dia e à noite. Com excepção do período de acasalamento, são normalmente solitários. Nas horas quentes do dia eles gostam de dormir em buracos ou no topo de árvores frondosas. Para beberem e alimentarem-se no seu território, eles sinalizam rotas fixas com um cheiro forte, expelido por uma glândula anal.
Comportamento durante a reprodução: Durante o período de acasalamento, os machos atraem as fêmeas com guinchos altos. Depois de uma cópula bem-sucedida, a fêmea tem de uma a quatro crias, num período de gestação que dura de 112 /158 dias. As crias são abrigadas nos buracos das árvores ou em fendas nas rochas. Os pandas vermelhos machos tornam-se sexualmente maduros com dois/três anos de idade.
Situação: O panda vermelho é considerado uma espécie em perigo de extinção.


Fonte: Animal Planeta Brasil
Trabalho elaborado por: Cláudia Sousa e Teresa Ferreira

Elefante-africano

O elefante-africano é o maior dos dois tipos de elefante existentes. Por comparação com o elefante-asiático, distingue-se pelas orelhas maiores, uma adaptação às temperaturas mais elevadas e pela presença de presas de marfim nas fêmeas, com cerca de 70kg cada uma. Além disso, o elefante-africano tem 3 unhas nas patas traseiras e 21 pares de costelas, por oposição a 4 e 19,respectivamente,no elefante-indiano.
O elefante-africano atinge os 3,50 metros até o nível da cernelha e 6 metros de comprimento, sendo o maior mamífero terrestre existente no mundo. Um adulto necessita de cerca de 250kg de alimento e 160 litros de água todos os dias.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elefante_africano

Trabalho elaborado por: Leandro Emanuel / Bruno Ferreira

quarta-feira, 5 de março de 2008

Capivara

Nome: Capivara
Nome científico: Hydrochoerus hydrochaerys
Alimentação: cana-de-açúcar e de arroz
Habitat: florestas brasileiras
Comprimento: mais de 1 metro
Peso: quase 70kg
Tempo de vida: de 15 a 20 anos em média
Cor: castanha
Revestimento: Tem dentes muito fortes, são bastante tímidos. As membranas nos dedos das patas indicam que este animal tem adaptações à vida semi-aquática.

É o maior roedor existente.

FONTES:
Wikipedia
Capivara

Trabalho elaborado por:
Marta Moreira nº22
Ana Moreira nº6
Carlos Pinto nº10

Urso Polar

NOME COMUM: Urso-polar
NOME CIENTÍFICO: Thalarctos maritimus
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Ursidae



O urso polar habita normalmente numa região de latitude elevada, centrada na região polar (calote polar), que se encontra coberta por gelo. Vivem em pequenos grupos de três a quatro elementos.
Os machos só se aproximam das fêmeas durante a época de acasalamento que, passados três meses dá à luz duas a três crias.
A sua pelagem é branca, espessa e gordurosa e esta acolhedora. A procura do seu pêlo pelos caçadores e os desastres naturais (alguns provocados pelo efeito de estufa) que destroem o seu habitat podem levando-o à extinção.
Tem uma dieta em que consiste aves, salmão, bacalhau, focas e golfinhos.

Trabalho elaborado por: Eduardo Castro e Carlos Rodrigues

Fontes de energia não renováveis

Nos dias de hoje as nossas necessidades energéticas são colmatadas fundamentalmente à custa das energias não renováveis,(têm uma tecnologia difundida), no entanto são bastante poluentes e por isso temos de aumentar o uso de energias renováveis.
As energias não renováveis poluem o meio ambiente.
As principais são:
Combustíveis fósseis – Carvão, Petróleo e Gás natural.
Por isso devemos diminuir a utilização de combustíveis fósseis e aumentar o uso de energias renováveis.
Para um mundo melhor:
Proteja o ambiente
Fontes de pesquisa
http://www.web.educom.pt/fq/energia/nãorenovaveis.htm
Ana Rocha e Bruna Pacheco






quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Plantas em vias de extinção em Portugal






Portugal dispunha de uma grande área florestal. Na actualidade, devido aos incêndios, à poluição e à destruição maciça, a floresta está a ficar muito reduzida. Algumas espécies como o azevinho e o carvalho podem ser levadas à extinção pois cada vez o seu número é menor.


Azevinho - Devido às suas folhas verdes e brilhantes, persistentes no Inverno, e aos frutos vermelhos, o azevinho é muito apreciado como adorno natalício. Mas o abate incontrolado depressa o transformou numa espécie ameaçada. Hoje, só a sua protecção legal pode evitar que se extinga.
Carvalho - Outrora, nas florestas portuguesas abundavam os carvalhos. Mas quando se descobriu que a qualidade da madeira destas árvores era boa, os seus troncos foram utilizados na indústria do mobiliário e na construção civil. Por outro lado, também muitas florestas não conseguiram resistir ao fogo destruidor. Hoje, os carvalhos passaram para a lista das espécies mais ameaçadas. Amanhã, talvez deixem mesmo de existir.

Rute Isabel e Pedro Miguel

Poluição dos rios

Os rios são vida para nós. Há muitos anos que as suas águas são essenciais para que todos os seres vivos possam sobreviver. Mesmo assim, as pessoas, sabendo que os rios são a fonte da sua vida, continuam a polui-los.
Se não poluirmos os rios, estamos a preservar a vida de todos os seres vivos que deles dependem e de nós próprios. Por isso, devemos alertar as pessoas para não poluírem os rios.


A poluição dos rios é prejudicial à vida na Terra.






Diogo Silva e Vitor Teixeira



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Tubarão-baleia

Olfacto: É o sentido mais apurado do tubarão. É capaz de detectar uma gota de sangue na água a centenas de metros de distância.
Visão: Os olhos estão totalmente adaptados às profundezas, onde há pouca luz.
Tacto: Possui células extremamente sensíveis, que detectam as mais subtis diferenças nas vibrações da água, permitindo assim a localização das suas presas a quilómetros de distância.
Audição: Possui uma audição muito sensível. Qualquer ruído atrai a sua atenção e guia-o em direcção à presa.
Sexto sentido: O tubarão-baleia é o único capaz de captar os sinais emitidos pelos seres vivos. Isto porque possui minúsculos canais na cabeça e na linha lateral, chamados ampolas de Lorenzini, que sentem um campo eléctrico até 20.000 vezes menores que 1 volt, equivalente aos batimentos cardíacos de um peixe.
Barbatanas: Para se moverem, os peixes ondulam todo o corpo. Os tubarões usam apenas a barbatana traseira (as restantes servem para manter o equilíbrio).

Fonte: http://tubaroes.com.sapo.pt/tub.html
Trabalho elaborado por:
Cláudia Sousa
Teresa Ferreira

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Aquecimento global

O aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão. Nos últimos 150 anos houve um aumento de temperatura média superficial global. O significado deste aumento de temperatura é objecto de análise por parte dos cientistas. Causas naturais ou responsabilidade humana?
A maior parte da comunidade científica acredita que o crescimento de concentração de pessoas poluentes, são na atmosfera causa do efeito de estufa.
Como nós sabemos a terra recebe radiação lançada pelo sol, e devolve a maior parte dela para o espaço através da radiação solar. Uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço.
Essa parte retida causa um importante crescimento do aquecimento global.

Fonte pesquisa: Malha Atlantica
Criado por: Micaela Ribeiro nº4 e Rita Soares nº25

Poluição

O Homem tem sido um dos principais responsáveis pela destruição da Natureza e pela extinção de espécies animais e vegetais. Na procura do desenvolvimento, desvia os rios, corta montanhas, drena pântanos e amontoa toneladas de detritos no ar, na água e no solo.
A saúde e o bem-estar do Homem está relacionado com a Natureza.



Vamos cuidar do nosso planeta, não poluindo a Natureza!

Fonte:www.canalkids.com
Trabalho elaborado por:Emanuel Fernando e Emanuel José

Poluição Sonora

A poluição sonora acontece quando num local o som aumenta mais do que o normal. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários problemas ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som não deve ultrapassar os 50 db (decibéis – unidade de medida do som), para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros podem levar anos para serem notados.

Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume baixo ou médio; não ficar sem protector auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walkman ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.
EFEITOS NEGATIVOS DA POLUIÇÃO SONORA
Como consequência deste mal dos nossos dias, os especialistas destacam: a surdez, a irritação das pessoas, o «stress», a alteração do sistema nervoso, a fadiga, a alucinação, as doenças psíquicas...

Fonte: Sua Pesquisa
Trabalho elaborado: Ana Paula Ferreira Madureira e Ana Catarina Lourenço Rodrigues.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Lince Ibérico


Nome científico: Lynx pardinus
Família: Felídios
Principais características: Mamífero carnívoro da família dos felídeos. Possui grande agudeza de visão e um pincel de pêlos longos em cada pavilhão auricular. Encontra-se na Península Ibérica.
E uma das espécie em via de extinção

Reprodução
Os acasalamentos ocorrem entre Janeiro e Março e após um período de gestação que varia entre 63 e 74 dias nascem entre 1 e 4 crias. O mais comum é nascerem apenas 2 crias que recebem cuidados unicamente maternais durante cerca de 1 ano, altura em que se tornam independentes e abandonam o grupo familiar.
Fonte:http://carnivora.fc.ul.pt/lince/http://www.20minutos.es/data/img/2006/07/10/488808.jpg

Trabalho elaborado por: Bruno Ferreira / Leandro Emanuel

Energias Renováveis

A energia libertada pelo Sol pode ser captada de diversas maneiras. O Sol sempre foi uma fonte de energia. Por exemplo, quando pomos as roupas a secar ao sol usamos o seu calor. As plantas usam a luz do sol para produzir comida e os animais alimentam-se delas. Por fim, tal como aprendemos anteriormente, a decomposição de animais e plantas durante milhões de anos dá origem ao carvão, petróleo e gás natural. Por isso, os combustíveis fósseis que actualmente dispomos começaram por ser luz solar, milhões de anos atrás.
Não provoca poluição ambiental.

Trabalho elaborado por: Marta Moreira e Ana Moreira

As chuvas ácidas

As chuvas ácidas constituem um dos efeitos da poluição atmosférica.
Podemos defini-las como precipitações aquosas com um valor de pH anormalmente baixo, contendo dissolvidos ácido sulfúrico e ácido nítrico.
As chuvas ácidas podem causar muitos estragos, por exemplo: matar peixes, tornar a água dos rios, lagos e mares mais ácida, provocar acidez no solo, queimar árvores e estragar estátuas e monumentos.
Diminuir a poluição do ar e usar energias não poluentes são medidas que contribuem para a diminuição das chuvas ácidas.

Esta pesquisa foi elaborada por Carlos Daniel e José Maurício.
Fonte de pesquisa: «A Natureza em risco».

Águia real



É uma ave territorial que vive sob a forma de casais monogâmicos, uma vez que a ligação entre o macho e a fêmea pode durar vários anos, sendo quebrada somente com a morte de um deles. Cada casal possui extensos territórios de vários quilómetros quadrados que utilizam para caçar e nidificar. Cada território possui um número variado de ninhos que o casal ocupa alternadamente todos os anos. Os ninhos de águia-real são bastante característicos e contam-se entre os maiores do mundo das aves, uma vez que formam grandes plataformas de ramos e troncos, situados normalmente em paredes rochosas, e que podem atingir mais de 3 metros de altura e possuir um peso de várias dezenas de quilos.


A águia-real, por ser predador do topo da cadeia alimentar , torna-se muito sensível a alterações do meio, principalmente as provocadas pelo homem. Por estes motivos, é uma espécie-chave do ecossistema onde habita, tendo uma grande relevância como espécie-indicadora da qualidade ecológica.





Trabalho elaborado por : André Santos e Jorge Pacheco

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Golfinhos do Sado


Os golfinhos do Sado, símbolo do estuário do Sado, encontram-se gravemente ameaçados (em vias de extinção).
Os golfinhos do estuário do Sado não estão a resistir à poluição ambiental, nem ao stress provocado pelas embarcações, agravando a sua incapacidade de reprodução e de sobrevivência das suas crias. Nos últimos 20 anos, a única comunidade de golfinhos do Sado existentes em Portugal baixou de 40 para os 26 actuais.



Trabalho elaborado por Ana Catarina Almeida e Pedro Emanuel Oliveira

Tartaruga-Marinha

Nome popular: Tartaruga Marinha
Nome Científico: Dermochelys coriácea
Habitat natural: Águas mornas e temperadas ao longo do mundo.
Hábitos alimentares: A tartaruga marinha alimenta-se de moluscos, algas, crustáceos e carne.
Tamanho: Comprimento: pode atingir os 2 metros.
Peso: Pode chegar até 500 kg.
Período de gestação: 3 meses, período após o qual os ovos eclodem.
Número de crias: De 1 a 2 centenas de ovos por postura.
Tempo médio de vida: Cerca de 180 anos.
Estado de conservação da espécie: A poluição, as redes de pesca em que ficam presas e a procura dos seus ovos pela cozinha asiática têm reduzido significativamente esta espécie. Também estão em perigo de extinção devido ao uso da sua carapaça para o fabrico de objectos decorativos.

Fontes:
Trabalho elaborado pelas alunas:
Cláudia Sousa
Teresa Ferreira