quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Plantas em vias de extinção em Portugal






Portugal dispunha de uma grande área florestal. Na actualidade, devido aos incêndios, à poluição e à destruição maciça, a floresta está a ficar muito reduzida. Algumas espécies como o azevinho e o carvalho podem ser levadas à extinção pois cada vez o seu número é menor.


Azevinho - Devido às suas folhas verdes e brilhantes, persistentes no Inverno, e aos frutos vermelhos, o azevinho é muito apreciado como adorno natalício. Mas o abate incontrolado depressa o transformou numa espécie ameaçada. Hoje, só a sua protecção legal pode evitar que se extinga.
Carvalho - Outrora, nas florestas portuguesas abundavam os carvalhos. Mas quando se descobriu que a qualidade da madeira destas árvores era boa, os seus troncos foram utilizados na indústria do mobiliário e na construção civil. Por outro lado, também muitas florestas não conseguiram resistir ao fogo destruidor. Hoje, os carvalhos passaram para a lista das espécies mais ameaçadas. Amanhã, talvez deixem mesmo de existir.

Rute Isabel e Pedro Miguel

Poluição dos rios

Os rios são vida para nós. Há muitos anos que as suas águas são essenciais para que todos os seres vivos possam sobreviver. Mesmo assim, as pessoas, sabendo que os rios são a fonte da sua vida, continuam a polui-los.
Se não poluirmos os rios, estamos a preservar a vida de todos os seres vivos que deles dependem e de nós próprios. Por isso, devemos alertar as pessoas para não poluírem os rios.


A poluição dos rios é prejudicial à vida na Terra.






Diogo Silva e Vitor Teixeira



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Tubarão-baleia

Olfacto: É o sentido mais apurado do tubarão. É capaz de detectar uma gota de sangue na água a centenas de metros de distância.
Visão: Os olhos estão totalmente adaptados às profundezas, onde há pouca luz.
Tacto: Possui células extremamente sensíveis, que detectam as mais subtis diferenças nas vibrações da água, permitindo assim a localização das suas presas a quilómetros de distância.
Audição: Possui uma audição muito sensível. Qualquer ruído atrai a sua atenção e guia-o em direcção à presa.
Sexto sentido: O tubarão-baleia é o único capaz de captar os sinais emitidos pelos seres vivos. Isto porque possui minúsculos canais na cabeça e na linha lateral, chamados ampolas de Lorenzini, que sentem um campo eléctrico até 20.000 vezes menores que 1 volt, equivalente aos batimentos cardíacos de um peixe.
Barbatanas: Para se moverem, os peixes ondulam todo o corpo. Os tubarões usam apenas a barbatana traseira (as restantes servem para manter o equilíbrio).

Fonte: http://tubaroes.com.sapo.pt/tub.html
Trabalho elaborado por:
Cláudia Sousa
Teresa Ferreira

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Aquecimento global

O aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão. Nos últimos 150 anos houve um aumento de temperatura média superficial global. O significado deste aumento de temperatura é objecto de análise por parte dos cientistas. Causas naturais ou responsabilidade humana?
A maior parte da comunidade científica acredita que o crescimento de concentração de pessoas poluentes, são na atmosfera causa do efeito de estufa.
Como nós sabemos a terra recebe radiação lançada pelo sol, e devolve a maior parte dela para o espaço através da radiação solar. Uma parte dessa radiação que seria reflectida para o espaço.
Essa parte retida causa um importante crescimento do aquecimento global.

Fonte pesquisa: Malha Atlantica
Criado por: Micaela Ribeiro nº4 e Rita Soares nº25

Poluição

O Homem tem sido um dos principais responsáveis pela destruição da Natureza e pela extinção de espécies animais e vegetais. Na procura do desenvolvimento, desvia os rios, corta montanhas, drena pântanos e amontoa toneladas de detritos no ar, na água e no solo.
A saúde e o bem-estar do Homem está relacionado com a Natureza.



Vamos cuidar do nosso planeta, não poluindo a Natureza!

Fonte:www.canalkids.com
Trabalho elaborado por:Emanuel Fernando e Emanuel José

Poluição Sonora

A poluição sonora acontece quando num local o som aumenta mais do que o normal. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários problemas ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som não deve ultrapassar os 50 db (decibéis – unidade de medida do som), para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros podem levar anos para serem notados.

Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume baixo ou médio; não ficar sem protector auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walkman ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.
EFEITOS NEGATIVOS DA POLUIÇÃO SONORA
Como consequência deste mal dos nossos dias, os especialistas destacam: a surdez, a irritação das pessoas, o «stress», a alteração do sistema nervoso, a fadiga, a alucinação, as doenças psíquicas...

Fonte: Sua Pesquisa
Trabalho elaborado: Ana Paula Ferreira Madureira e Ana Catarina Lourenço Rodrigues.