quarta-feira, 12 de março de 2008

Tucano

O tucano vive nas florestas tropicais no norte e centro da América do Sul. Desloca-se por voo.
Tem forma aerodinâmica e é revestido por penas. O bico é alaranjado com uma linha negra.
Os tucanos fazem lutas com os bicos. Os ovos são postos em árvores ou em buracos abertos por outras aves.
Esta ave é omnívora e alimenta-se de vegetais, frutos, ovos de outras aves (lagartos e lagartixas). A sua alimentação é feita de dia.
O período de vida do tucano é entre 15 e 20 anos. Pode atingir os 47cm e 19cm de bico.

Emanuel José, nº18, 5ºI e Emanuel Fernando, nº17, 5ºI
Fontes:

Panda vermelho

Habitat: O panda vermelho habita as florestas montanhosas do oeste da China e as encostas do sul dos Himalaias. Ele vagueia por altitudes de até 4.000 metros, e raramente se aventura abaixo de 1.800 metros.
Aparência: A pelagem espessa do panda vermelho é castanha-avermelhada, só o abdómen é mais escuro e a cara tem manchas brancas. A sua cauda, com anéis amarelos e vermelhos, tem cerca de 50 centímetros. As suas orelhas são pontiagudas, e as suas garras são afiadas e curvas. O seu tamanho lembra o de um gato grande. Como o panda vermelho tem um polegar “extra” alguns zoólogos classificam-no numa família separada, juntamente com o panda gigante.
Alimentação: Assim como o seu primo panda gigante, o panda vermelho alimenta-se de bambu. No entanto, a sua alimentação inclui frutas, raízes, líquenes, ovos, filhotes de pássaros, insectos e pequenos roedores.
Estilo de vida: Os pandas vermelhos são activos ao final do dia e à noite. Com excepção do período de acasalamento, são normalmente solitários. Nas horas quentes do dia eles gostam de dormir em buracos ou no topo de árvores frondosas. Para beberem e alimentarem-se no seu território, eles sinalizam rotas fixas com um cheiro forte, expelido por uma glândula anal.
Comportamento durante a reprodução: Durante o período de acasalamento, os machos atraem as fêmeas com guinchos altos. Depois de uma cópula bem-sucedida, a fêmea tem de uma a quatro crias, num período de gestação que dura de 112 /158 dias. As crias são abrigadas nos buracos das árvores ou em fendas nas rochas. Os pandas vermelhos machos tornam-se sexualmente maduros com dois/três anos de idade.
Situação: O panda vermelho é considerado uma espécie em perigo de extinção.


Fonte: Animal Planeta Brasil
Trabalho elaborado por: Cláudia Sousa e Teresa Ferreira

Elefante-africano

O elefante-africano é o maior dos dois tipos de elefante existentes. Por comparação com o elefante-asiático, distingue-se pelas orelhas maiores, uma adaptação às temperaturas mais elevadas e pela presença de presas de marfim nas fêmeas, com cerca de 70kg cada uma. Além disso, o elefante-africano tem 3 unhas nas patas traseiras e 21 pares de costelas, por oposição a 4 e 19,respectivamente,no elefante-indiano.
O elefante-africano atinge os 3,50 metros até o nível da cernelha e 6 metros de comprimento, sendo o maior mamífero terrestre existente no mundo. Um adulto necessita de cerca de 250kg de alimento e 160 litros de água todos os dias.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elefante_africano

Trabalho elaborado por: Leandro Emanuel / Bruno Ferreira

quarta-feira, 5 de março de 2008

Capivara

Nome: Capivara
Nome científico: Hydrochoerus hydrochaerys
Alimentação: cana-de-açúcar e de arroz
Habitat: florestas brasileiras
Comprimento: mais de 1 metro
Peso: quase 70kg
Tempo de vida: de 15 a 20 anos em média
Cor: castanha
Revestimento: Tem dentes muito fortes, são bastante tímidos. As membranas nos dedos das patas indicam que este animal tem adaptações à vida semi-aquática.

É o maior roedor existente.

FONTES:
Wikipedia
Capivara

Trabalho elaborado por:
Marta Moreira nº22
Ana Moreira nº6
Carlos Pinto nº10

Urso Polar

NOME COMUM: Urso-polar
NOME CIENTÍFICO: Thalarctos maritimus
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Ursidae



O urso polar habita normalmente numa região de latitude elevada, centrada na região polar (calote polar), que se encontra coberta por gelo. Vivem em pequenos grupos de três a quatro elementos.
Os machos só se aproximam das fêmeas durante a época de acasalamento que, passados três meses dá à luz duas a três crias.
A sua pelagem é branca, espessa e gordurosa e esta acolhedora. A procura do seu pêlo pelos caçadores e os desastres naturais (alguns provocados pelo efeito de estufa) que destroem o seu habitat podem levando-o à extinção.
Tem uma dieta em que consiste aves, salmão, bacalhau, focas e golfinhos.

Trabalho elaborado por: Eduardo Castro e Carlos Rodrigues

Fontes de energia não renováveis

Nos dias de hoje as nossas necessidades energéticas são colmatadas fundamentalmente à custa das energias não renováveis,(têm uma tecnologia difundida), no entanto são bastante poluentes e por isso temos de aumentar o uso de energias renováveis.
As energias não renováveis poluem o meio ambiente.
As principais são:
Combustíveis fósseis – Carvão, Petróleo e Gás natural.
Por isso devemos diminuir a utilização de combustíveis fósseis e aumentar o uso de energias renováveis.
Para um mundo melhor:
Proteja o ambiente
Fontes de pesquisa
http://www.web.educom.pt/fq/energia/nãorenovaveis.htm
Ana Rocha e Bruna Pacheco