quarta-feira, 28 de maio de 2008

O Tigre Malaio


O tigre malaio ou de Malaca foi encontrado em 2004 e era uma subespécie distinta. O Tigre Malaio é uma subespécie de tigres encontrada só em algumas áreas da península de Malaca, na Malásia e Tailândia. Até 2004 as populações eram tidas como parte da subespécie indochinesa.


Apesar das fortes semelhanças anatómicas os tigres da Indochina e os tigres da Malaca possuem uma diferença genética. O isolamento entre ambas as populações seria, muito recente e inclusive podia estar influenciada no istmo de Ira. Dizem que existe entre 600 a 800 tigres malaios em liberdade, uma quantidade típica de um animal em perigo de extinção.

Esta subespécie é uma das subespécies mais abundantes juntamente com o tigre da Indochina e o tigre da Bengala.



Trabalho Elaborado por:
Ana Ribeiro nº4
Rute Isabel nº26

Golfinho

Existem várias espécies de golfinhos. Algumas espécies têm o seu habitat em água salgada perto da costa, outras em mar aberto, principalmente nos oceanos e as restantes em água doce, rios, lagos, ou no encontro da água doce com a salgada.
Os golfinhos são caçadores que se alimentam de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos (animais invertebrado, protegidos por uma concha) e camarões. Muitos dos golfinhos caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes.
Nos mamíferos aquáticos, como os golfinhos, há sobre a sua pele uma espessa reserva de gordura que evita a perda de calor pois habitam em águas frias, pode também
ajudá-los a boiar e a nadar.
A locomoção dos golfinhos é a natação. Eles nadam ondulando o corpo para cima e para baixo. Tem forma hidrodinâmica e membros transformados em barbatanas.
Sendo os golfinhos, animais que vivem apenas no meio aquático possuem um processo reprodutor muito original. O ritual de cortejo dura várias horas, mas a cópula é bastante rápida. A sua gestação é de 10 a 12 meses e nasce apenas uma cria que é amamentada mais ou menos durante 7 meses.
A sua adaptação ao meio sempre foi muito perfeita, tão perfeita que chegam a ser considerados peixes durante muito tempo.

Curiosidades
Os golfinhos são nadadores únicos, chegam a saltar até 5 metros acima de água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades.
Podem também viver de 25 a30 anos e dão à luz uma cria de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.

FONTES DE PESQUISA

Enciclopédia pedagógica universal ( O reino animal Os vertebrados ).
www.google.com(golfinho wikipedia)
www.sapo.com(golfinho wikipedia)
www.wikipedia.pt.


Trabalho elaborado por:
RITA DANIELA DA ROCHA SOARES N:25 TURMA:I ANO:5 e por
CARLOS ALBERTO MOREIRA PINTO N: 10 TURMA: I ANO:5

O Panda-gigante


Classificação:
O Panda é também conhecido por Urso – Panda ou Panda – Gigante. É um mamífero da ordem Carnívora, família Ursidae e nativo da China central.

Reprodução:
A reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem pela fêmea fértil. A gestação é em média de 135 dias. Normalmente nascem um ou dois filhos. Devido à natureza frágil e delicada dos ursos, a Mãe – Panda opta por criar um único filho. O filho rejeitado é abandonado à morte. O desmame dá-se com um ano de idade, mas o Panda já é capaz de ingerir os filhos em pequenas quantidades desde os seis meses. A expectativa de vida de um Panda é de 12 anos. Em 2005, uma ursa panda chinesa, comemorou 25 anos de idade, que se comparam a 100 anos humanos. No mesmo ano, o Panda criado em cativeiro mais velho do mundo, uma fêmea, morreu com 36 anos, equivalentes a 108 anos humanos, no jardim zoológico da cidade de Guilin.

Hábitos:
Os pandas são animais normalmente solitários. São mais activos durante o pôr e o nascer do sol. Passam o restante do tempo dormindo em bosques de bambu. Seu território é marcado com uma combinação de odores da glândula anal, urina e marcas com as garras. Evitam conflitos não usando áreas compartilhadas do território durante o mesmo período.
Como os animais subtropicais, os pandas não hibernam.

Trabalho elaborado por: Bruno Ferreira e Pedro Machado - 5ºI

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Perdiz vemelha


Dados:
Nome comum: perdiz-vermelha
Nome científico: Alectoris rufa
Outras designações: perdiz-comum
Peso: 700 g.
Comprimento: 34 cm

Introdução:
A Perdiz Vermelha é um animal que tem sofrido um declínio acentuado.
Este animal tem-se extinguido, por causa do seu território, que tem diminuído muito rapidamente por causa da extensão agrícola e também pela caça cada vez mais abundante.
A perdiz no fim do Inverno é avistada em grandes bandos mas que na época de reprodução são desfeitos.
O acasalamento destas aves ocorre geralmente entre Fevereiro e Março. Esta ave pode ter entre 5 a 4 crias.
Esta ave é carnívora e granívora pois alimenta-se de formigas ,aranhas, rebento, sementes bravias, etc...



Fontes: http://www.naturlink.pt/
http://www.confagri.pt/
http://cctrespovos.no.sapo.pt/


Trabalho elaborado por. Ana Almeida e Pedro Pereira - 5ºI

Ouriço - cacheiro

O ouriço – cacheiro é o maior insectívoro dos nossos animais. O comprimento do seu corpo é entre 18 e 20 cm e costumam ter 700g.O seu corpo é feito de espinhos longos e aguçados. O ouriço-cacheiro tem uma cauda pequena , as orelhas também . Para se defender expõe os espinhos como arma de defesa. Ele hiberna entre Novembro e Março.
O ouriço – cacheiro normalmente entra em actividade durante a noite.
Alimenta-se mais de animais invertebrados, como por exemplo escaravelhos, mas em alguns casos alimentam –se de ovos e pequenos vertebrados. Consome cerca de 70g por dia .É de Abril a Agosto que é dada a reprodução destes animais que têm a gestação de 12 a 13 meses.
Este animal vive em média 3 anos . Normalmente morre durante a hibernação e a predação por parte de animais que os comem . Também morrem sendo atropelados na estrada.

Diogo Silva nº15 e Vítor Teixeira nº28

quarta-feira, 7 de maio de 2008

A Orca


A orca ou baleia assassina é um animal muito grande chegando aos 9m e meio! A orca não é de facto uma baleia, mas sim um golfinho. Alimenta-se de diferentes animais marinhos. Em conjunto podem matar uma grande baleia. A orca fêmea só tem uma cria de cinco anos em cinco anos. A cria pode nascer em qualquer altura do ano mas nasce normalmente no Inverno. A orca é um animal que se distribui por muitos oceanos, sendo assim um dos animais de maior distribuição geográfica. As suas águas preferidas são as águas frias das regiões temperadas e das regiões polares. A orca é ameaçada pelos derrames de petróleo e também pela caça.



FONTES: Wikipédia, a enciclopédia livre
Elaborado por:
Eduardo Castro, nº16
Carlos Rodrigues, nº11

PRIOLO


CLASSIFICAÇÃO CIÊNTIFICA

Espécie: P.Murino
Género:Pyrrhula
Classe: Aves
Ordem: Passeriforme
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Família: Fringillidae

PRIOLO
O priolo é uma ave em perigo crítico na ilha de S. Miguel, Açores.

DESCRIÇÃO
O priolo há pouco tempo era considerada uma espécie de Dom-Fafe, mas foram separados como duas espécies distintas em 1993.Esta ave pode atingir um comprimento de 17 cm.

DOM-FAFE
PRIOLO
O dom-fafe é uma ave pequena passeriforme da família dos Fringillidae.
Reproduz-se em toda a Europa e na zona temperada da Ásia. Muitas aves do norte migram para o sul durante o Inverno.
O dom-fafe prefere um habitat no bosque com coníferas, sendo vistos em parques e em jardins.
Eles põem 4 a 7 ovos em arbustos ou árvores.
O seu alimento é sementes e rebentos de árvores de fruto, o que os torna particularmente nocivos em pomares.

PROTEGE-O!
ESTÁ EM VIA DE EXTINÇÃO!!!

Fontes:
Priolo

Elaborado por:
Ana Paula Ferreira Madureira nº 5 - 5ºI
Ana Catarina Lourenço Rodrigues nº2 - 5ºI

Diabo-da-tasmânia



O diabo-da-tasmânia é um mamífero marsupial que vive na ilha da Tasmânia em toda a parte, preferindo as florestas. Também já habitou na Austrália.
O diabo-da-tasmânia é revestido de pele com pêlos negros na maior parte tendo também uma pequena parte de cor branca.
O regime alimentar do diabo-da-tasmâsnia é de animais mortos ou seja este é um animal necrófago, embora também possa caçar.
Na época de reprodução a gestação dura 21 dias, e a fêmea dá á luz 3 a 4 filhos.
Curiosidades
O nome científico do diabo-da-tasmâsnia é Sarcophilus harrisii.
Este animal pode ter entre 7 a 9 anos de vida.

Fontes
1- www.saudeanimal.com.br
2- http://pt.wikipedia.org
3- http://bontobewild.no.sapo.pt

Este trabalho foi realizado por:

Ana Catarina Da Silva Rocha Nº1

Bruna Patrícia Dos Santos Pacheco Nº8

Koala

Nome popular: Koala
Nome Científico: Phascolarctos cinerus
Distribuição geográfica: Sudeste e Nordeste da Austrália
Habitat natural: Eucaliptais
Tamanho: O comprimento pode variar entre 60 cm até 80 cm.
Peso: Pode variar entre 7 kg até 12 kg.
Período de gestação: 35 dias.
Número de crias: 1
Tempo médio de vida: 17 anos


O Koala é um marsupial australiano que se alimenta de folhas de determinadas variedades de eucaliptos. Absorve das folhas a água que necessita (só bebe água quando está doente ou quando está muito calor).
As fêmeas são bastante cuidadosas com os seus filhotes. As fêmeas cuidam das suas crias, quando as suas crias se portam mal, a sua mãe mete-os nos seus joelhos e das umas palmadas no traseiro.
Estes marsupiais encontram-se num processo de extinção que se iniciou com a colonização inglesa na Austrália onde surgiu o culto de matar Koalas para usar a sua pele. Hoje, a caça não é o maior risco enfrentado pelos Koalas que são mortos por queimadas nas florestas e por falta de árvores que são cortadas pelos lenhadores. Ao perder a sua casa e alimento, os Koalas acabam por se moverem para as cidades, onde são mortos, atropelados em estradas ou por cães.


Trabalho elaborado por: Leandro Pinto e Bruno Ferreira