quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Poluição Sonora

A poluição sonora acontece quando num local o som aumenta mais do que o normal. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários problemas ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som não deve ultrapassar os 50 db (decibéis – unidade de medida do som), para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros podem levar anos para serem notados.

Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume baixo ou médio; não ficar sem protector auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walkman ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.
EFEITOS NEGATIVOS DA POLUIÇÃO SONORA
Como consequência deste mal dos nossos dias, os especialistas destacam: a surdez, a irritação das pessoas, o «stress», a alteração do sistema nervoso, a fadiga, a alucinação, as doenças psíquicas...

Fonte: Sua Pesquisa
Trabalho elaborado: Ana Paula Ferreira Madureira e Ana Catarina Lourenço Rodrigues.

2 comentários:

ambiente_junior disse...

Parabéns pelo trabalho!
Beijos!

Marta Moreira nº22

ambiente_junior disse...

Parabéns!


Ana Moreira
nº6