quarta-feira, 12 de março de 2008

Panda vermelho

Habitat: O panda vermelho habita as florestas montanhosas do oeste da China e as encostas do sul dos Himalaias. Ele vagueia por altitudes de até 4.000 metros, e raramente se aventura abaixo de 1.800 metros.
Aparência: A pelagem espessa do panda vermelho é castanha-avermelhada, só o abdómen é mais escuro e a cara tem manchas brancas. A sua cauda, com anéis amarelos e vermelhos, tem cerca de 50 centímetros. As suas orelhas são pontiagudas, e as suas garras são afiadas e curvas. O seu tamanho lembra o de um gato grande. Como o panda vermelho tem um polegar “extra” alguns zoólogos classificam-no numa família separada, juntamente com o panda gigante.
Alimentação: Assim como o seu primo panda gigante, o panda vermelho alimenta-se de bambu. No entanto, a sua alimentação inclui frutas, raízes, líquenes, ovos, filhotes de pássaros, insectos e pequenos roedores.
Estilo de vida: Os pandas vermelhos são activos ao final do dia e à noite. Com excepção do período de acasalamento, são normalmente solitários. Nas horas quentes do dia eles gostam de dormir em buracos ou no topo de árvores frondosas. Para beberem e alimentarem-se no seu território, eles sinalizam rotas fixas com um cheiro forte, expelido por uma glândula anal.
Comportamento durante a reprodução: Durante o período de acasalamento, os machos atraem as fêmeas com guinchos altos. Depois de uma cópula bem-sucedida, a fêmea tem de uma a quatro crias, num período de gestação que dura de 112 /158 dias. As crias são abrigadas nos buracos das árvores ou em fendas nas rochas. Os pandas vermelhos machos tornam-se sexualmente maduros com dois/três anos de idade.
Situação: O panda vermelho é considerado uma espécie em perigo de extinção.


Fonte: Animal Planeta Brasil
Trabalho elaborado por: Cláudia Sousa e Teresa Ferreira

3 comentários:

ambiente_junior disse...

O vosso trabalho está muito interessante, continuem assim.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Leandro/Bruno 5i

ambiente_junior disse...

Está fantástico!
Continuem assim.


Marta nº22
Ana Rita nº6

Anónimo disse...

tenho um trabalho de Area de Projecto sobre o panda vermelho ms nao precebo nada! se nao fosse este site tava perdida! obg!