quarta-feira, 28 de maio de 2008

O Panda-gigante


Classificação:
O Panda é também conhecido por Urso – Panda ou Panda – Gigante. É um mamífero da ordem Carnívora, família Ursidae e nativo da China central.

Reprodução:
A reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem pela fêmea fértil. A gestação é em média de 135 dias. Normalmente nascem um ou dois filhos. Devido à natureza frágil e delicada dos ursos, a Mãe – Panda opta por criar um único filho. O filho rejeitado é abandonado à morte. O desmame dá-se com um ano de idade, mas o Panda já é capaz de ingerir os filhos em pequenas quantidades desde os seis meses. A expectativa de vida de um Panda é de 12 anos. Em 2005, uma ursa panda chinesa, comemorou 25 anos de idade, que se comparam a 100 anos humanos. No mesmo ano, o Panda criado em cativeiro mais velho do mundo, uma fêmea, morreu com 36 anos, equivalentes a 108 anos humanos, no jardim zoológico da cidade de Guilin.

Hábitos:
Os pandas são animais normalmente solitários. São mais activos durante o pôr e o nascer do sol. Passam o restante do tempo dormindo em bosques de bambu. Seu território é marcado com uma combinação de odores da glândula anal, urina e marcas com as garras. Evitam conflitos não usando áreas compartilhadas do território durante o mesmo período.
Como os animais subtropicais, os pandas não hibernam.

Trabalho elaborado por: Bruno Ferreira e Pedro Machado - 5ºI

2 comentários:

ambiente_junior disse...

Parabéns o vosso trabalho é muito interessante.

Anónimo disse...

Eu acho que deviam pôr mais informação sobre o panda-gigante.
Mas está interessante. Continuem assim!