quarta-feira, 11 de junho de 2008

Ornitorrinco

Tem bico de pato, o corpo está coberto de pêlo, cauda achatada, nada como um peixe e tem as patas com membranas nos dedos
O Ornitorrinco, para se mover na água possui quatro grandes patas que funcionam como barbatanas. O seu rabo é longo e achatado como os dos castores (mede cerca de 15 centímetros). O Ornitorrinco é um excelente nadador e consegue ficar de água durante 5 minutos e no meio terrestre ele marcha através das quatro patas!
O Ornitorrinco é carnívoro e alimenta-se de insectos e crustáceos de água doce, girinos e alguns peixinhos.
A sua reprodução não ocorre até o Ornitorrinco ter 2 anos de idade, pois o macho é incapaz de produzir o esperma até essa altura e a fêmea não está receptiva em todas as estações. Para que a reprodução possa correr, os órgãos reprodutores da fêmea e os do macho terão de aumentar o tamanho.
Alcançam o seu tamanho máximo entre Julho e Agosto, altura em que a cópula ocorre.
È portanto um animal ovíparo e mamífero.
A fêmea põe um a três ovos e o tempo de incubação dura aproximadamente 10 a 12 dias.Os jovens alimentam-se de leite materno durante 3 a 4 meses. Quando nasce mede aproximadamente 18mm.

O Ornitorrinco é um animal muito, raro e estranho, que só existe na Austrália e na Nova Zelândia em rios de água doce e pode estar dentro e fora de água.
O Ornitorrinco sobrevive no meio terrestre e também no meio aquático e consegue estar cerca de 5 minutos de baixo de água.
Curiosidades
O Ornitorrinco é um dos poucos mamíferos que põem ovos e tem bico.
Quando nascem tem um dente para partirem o ovo pois são ovíparos. Há cientistas que dizem que o ornitorrinco é um «fóssil vivo» e que teve origem há 150 milhões de anos «perto da altura da extinção dos dinossauros».

TRABALHO elaborado por:

CARLOS ALBERTO MOREIRA PINTO N:10
RITA DANIELA DA ROCHA SOARES N: 25

Sem comentários: